O que é reciclagem e quais os tipos de reciclagem?
A reciclagem é o reaproveitamento dos materiais como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são: o papel, o vidro, o metal, o aço e o plástico.
Alguns exemplos de reciclagens:
Reciclagem de Alumínio: É o derretimento do metal, o que é muito menos dispendioso e consome muito menos energia do que produzir o alumínio atráves da mineração de bauxita. Qualquer produto produzido com este metal pode ser reciclado infinitas vezes, sem perder suas qualidades no processo de reaproveitamento, ao contrário de outros materiais, que geram resíduos com aplicações menos nobres. A cada quilo de alumínio reciclado, 5 kg de bauxita (minério de onde se produz o alumínio) são poupados, para reciclar uma tonelada de alumínio, gasta-se somente 5% da energia que seria necessária para se produzir a mesma quantidade de alumínio primário, ou seja, a reciclagem do alumínio proporciona uma economia de 95% de energia elétrica.
Reciclagem de Aço: É utilizado em diversos materiais, desde latas até carros . Um fator interessante é que, caso não sejam encaminhadas á reciclagem, as embalagens de aço se degradam com muita rapidez na natureza, num período entre 5 a 10 anos. O aço também é muito utilizado na construção civil para sustentar estruturas de concreto.
Reciclagem de embalagens longa vida: O Brasil produz nove bilhões de embalagens longa vida, dentre sucos, leite e extratos de tomate. Porém 75% das embalagens ainda são descartadas de maneira irregular. Estas embalagens pós-consumo são enfardadas e encaminhadas para uma indústria chamado hidrapulper, que se assemelha a um liquidificador de grande porte, onde são misturadas a água de processo e agitadas mecanicamente, até se transformar bobina de papel reciclado.
Objetos feitos de embalagens longa vida:
Reciclagem de Papel: É de extrema importância para o meio ambiente, o papel é produzido através da celulose
de determinados tipos de árvores.
Como fazer papel reciclado em casa(reciclagem caseira):
1º) Separe o papel que não está mais sendo utilizado, recorte em pequenos pedaços e coloque num recipiente
com água. Deixe assim durante um dia completo.
2º) Pegue este papel molhado e bata num liquidificador ou mexa bastante até dissolver e virar uma espécie
de massa.
3º) Coloque essa massa espalhada (no formato fino) numa espécie de rede fina e cubra com um peso que terá
a função de prensar.
4º) Depois de 24 horas, retire o peso e deixe o papel secar, de preferência em ambiente seco ou ao sol.
Tipos de papel que podem ser reciclados: papel sulfite, papelão, caixas de embalagens de produtos,
papel de presente, folhas de caderno, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário